sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Não compactuar com os ladrões!


Provérbios 1.15
Para 15 de janeiro de 2010

1.15 – Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés;...
1.15 – Mein Sohn, geh nicht mit ihnen, halte deinen Fuß fern von ihrem Pfad!

Curiosidade: No dia 15 de janeiro de 1929 (há 81 anos) nasceu Martin Luther King – líder pacifista norte americano.

Reflexão: Outro dia ouvi o ditado popular “Se conselho fosse bom a gente vendia!” escrito na traseira de um caminhão. Errado! O texto que trabalhamos aponta para um pai sábio que dá bons conselhos, “dicas” para serem levadas em conta. Seu filho deve abdicar de uma vida aparentemente fácil; de uma casa cheia de bens roubados à custa de sangue derramado; da comunhão com este tipo pessoas. Volto a frisar o que já frisei: Este texto nos é extremamente familiar. Seus conselhos são altamente contextualizados nesta primeira década do século 21. Estamos cercados de roubadores: pequenos, médios e grandes. Já falamos dos pequenos que roubam bolsas nas praças. Ainda não lembramos dos políticos, do clero que usa da sinceridade do povo para, a partir de um “partido” e ou de uma “igrejinha particular”, encher seus bolsos com o objetivo de viver nababescamente. Afastemo-nos dessa gente!

Aprendizado: Afastar-me da comunhão com os que roubam dinheiro, vida, alegria, história...
Desafio: Usar minhas prédicas para seguir dando conselhos...
Oração: Pai querido! Olho pro lado e vejo ladrões de todos os perfis. Ajuda-me a não contaminar-me com suas verborréias, suas ações. Amém!

Um comentário:

Andrea disse...

Pastor Renato, concordo plenamente... A agradeço pelos inúmeros conselhos na minha adolescência! E agradeço por teres alimentado e fundamentado minha caminhada! Saudades! Andréa