terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Famílias desestruturadas!


Provérbios 1.18
Para 18 de janeiro de 2010

1.18 – Estes se emboscam contra o seu próprio sangue e a sua própria vida espreitam.
1.18 – sie aber lauern auf ihr eigenes Blut, sie trachten sich selbst nach dem Leben.

Curiosidade: Em 1689 (há 321 anos), nascia Charles-Louis de Secondat, o Barão de Montesquieu. O pensador elaborou a teoria da separação dos poderes, em que a autoridade política é exercida pelo executivo, legislativo e judiciário. Suas teorias influenciaram o pensamento político moderno.

Reflexão: Os caminhos não aplainados são perigosos. Quem os caminha, cedo ou tarde cai na emboscada, é enganado, perde tudo o que se ganhou e sofre, sofre muito. Lembro que, certa vez, fui seguido por um cachorro de raça enquanto caminhava pelas calçadas. Prendi-o na minha casa. Alguém viu. Uma semana depois fui descoberto pela polícia e então precisei contar a história; submeter-me ao rebaixamento diante da autoridade. Nada grave, mas jamais me esqueci daquele incidente. Uma boa lição – é assim que hoje avalio aquele momento. O fato é que sofri aprendizado com a mesma. Cresci. Sim eu tinha uma família não tão desestruturada atrás de mim. Parece que é aí que reside o nosso problema. A vida equilibrada tem início na família que precisa de base para promover esse bem.

Aprendizado: A família estruturada é profilática, planta bons caminhos nos indivíduos...
Desafio: Fomentar, a partir da Igreja, possibilidades de vida digna entre as gentes.
Oração: Pai do Céu! Ajuda-me, hoje, a ajudar no sentido de que nossa juventude não sofra com emboscadas maiores. Amém!

Nenhum comentário: