quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Não ao senso comum!


Provérbios 1.6
Para 06 de janeiro de 2010

1.6 – ...para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.
1.6 – ...um Sinnspruch und Gleichnis zu verstehen, die Worte un Rätsel der Weisen.

Reflexão: Provérbios são idéias substanciosas escritas de forma concisa. Parábolas sempre encerram informações nas suas entrelinhas. Já os enigmas trazem pensamentos de difícil compreensão junto consigo. Tu e eu, nós estamos sendo desafiados a “garimparmos” a verdade em meio a estes “pedregulhos”. Para chegarmos a bom termo, precisamos desenvolver argúcia para nos assenhorearmos daquilo que não é do senso comum. Jesus falava através de enigmas. Foram muitas as vezes que as pessoas que O ouviam não O entendiam. É que seus cérebros não estavam treinados para captar aquelas palavras não tão claras. A medida que equipamos nossos intelectos, chegaremos mais próximos daquilo que está sendo dito; compreenderemos melhor; conseguiremos ajudar mais quem está do nosso lado. Estes alvos só são atingidos a partir do discipulado...

Aprendizado: Não me contentar com o senso comum.
Desafio: Garimpar a verdade em meio às centenas de informações que me cercam...
Oração: Senhor! Eu sei que a vida é bela e simples, mas tem nuances. Me deste a capacidade para saber. Ajuda-me a detectá-las e ajudarei a outros. Amém!

Nenhum comentário: