terça-feira, 6 de setembro de 2011

Construindo Pontes!


Nossa tarefa como integrantes desse Grupo que trabalha a rearticulação da CEJ é extremamente séria. Deus está nos chamando a construir “pontes”. Sim, nós somos pontífices! Nós temos a tarefa de aproximar as pessoas que fazem parte da Terceira Idade das crianças, dos jovens, do povo mais amadurecido que, juntos, se assentam nos bancos dos nossos templos. Foi-nos colocada sobre os ombros a tarefa de aproximar as pessoas que participam da Comunidade como se ela fosse uma apenas mais uma “Instituição”. Cabe-nos levar a cabo a tarefa de promovermos o diálogo entre as nossas Paróquias. Urge que nos articulemos no cumprimento da tarefa de “ligar” os nossos Presbitérios entre si. Pesa sobre os nossos ombros o compromisso aproximarmos a nossa Comunidade da sociedade joinvillense.

Como “construir pontes” entre as nossas Paróquias? Ora, oportunizando o acesso das “Paróquias Vizinhas” aos programas que acontecem na nossa “Sala de Estar”. Reconhecendo os “Tesouros” e os “Dons” que movem nossas “Paróquias Vizinhas” dentro deste contexto de Cidade Industrial. Lutando com “unhas e dentes” no sentido de fugir desta tentação de sempre de novo “reinventar a roda”, a partir desta ou daquela necessidade. Que tal? Podemos encarar esse Projeto?

As pontes aproximam. Elas promovem encontros e oportunizam a passagem sobre os abismos. As pontes facilitam a passagem sobre fronteiras. Sim, as pontes são capazes de oportunizar contatos lá onde nunca houve a menor possibilidade de diálogo. Os exércitos de todos os povos sempre dedicam muito cuidado às suas pontes. Isso é assim porque elas, as pontes, sempre são muito visadas pelo inimigo. Carrego a impressão que o “Inimigo Maior” de Deus não queira que construamos “pontes” entre as Paróquias da CEJ. Ando um tanto convicto que “Ele” anda sonhando muito mais com possíveis divisas.

As “pontes” que aproximam pessoas podem ser edificadas a partir de madeiras; de pedras e ou de aço. Depois de uma “ponte” sempre existem “portas abertas” que, num linguajar silencioso, dão mostras de boas-vindas. As “pontes” são caminhos e meios para a boa comunicação que aproxima as pessoas. Joinville está cada vez mais industrial. As pessoas trabalham muito. A solidão começa a ser experiência cada vez mais comum. Gente! Construir “pontes” é preciso. “Pontes” que aproximam e não “muros” que dividem.

Que os nossos pés nos encaminhem um ao outro. Que saibamos abrir os nossos braços para abraços. Que possamos apertar nossas mãos. Que nossos olhos possam se encontrar. Que nossos ouvidos possam estar atentos às vozes dos outros. Que a nossa boca possa esboçar sorrisos abertos. Que a nossa palavra falada seja provida de bons tons. Se isto assim acontecer, haverá encontros; haverá “redes” de interesse; “pontes” que implodirão a possibilidade de “ensimesmamento”.

Incluir – não dividir. Não seria essa uma boa idéia para trabalharmos; aprofundarmos aqui na Boa Vista? A Bíblia se resume em “construção de pontes”; “pontes” entre pessoas e pessoas; pontes entre pessoas e Deus. Fico pasmo que ela, a Bíblia, em nenhum momento usa a palavra “ponte”, apesar de estar “recheada” de “pontes”. Há um momento em que Jacó e Esaú se dão as mãos novamente. Deus construiu no mundo a ponte do “arco-íris”. O Pai que acre os braços para receber o Filho Pródigo...

Jesus Cristo é uma “Ponte Viva” entre Deus e as pessoas. Essa “Ponte” foi “construída” sobre um grande abismo; sobre uma “fronteira” intransponível. Essa “Ponte” promoveu uma ligação onde não havia mais qualquer possibilidade de comunhão.

Opa! Encontrei um texto bíblico onde aparece a palavra “ponte”: É em 1 Timóteo 2.5 onde se lê: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” Jesus Cristo foi um “Mediador”. Ele “construiu uma “ponte”. Ele “mediou” a possibilidade da aproximação das pessoas de Deus, a partir da Sua “ação” no mundo. Jesus foi e continua sendo o maior “Construtor de Pontes” que o mundo conheceu. Em latim se diria que Ele foi o “Pontifex maximus”.

Continuemos sua obra aqui em Joinville. Construamos “pontes” que aproximem nossas Paróquias; que aproximem as pessoas entre si. Amem!

Nenhum comentário: