quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Subamos muretas e muros!


Provérbios 1.21
Para 21 de janeiro de 2010

1.21 – ...do alto dos muros clama, à entrada das portas e nas cidades profere as suas palavras:
1.21 – Am Anfang der Mauern predigt sie, an den Statttoren hält sie ihre Reden:

Curiosidade: Em 1861 (há 149 anos) nasce o padre e cientista Roberto Landell de Moura, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele é considerado o inventor do rádio. Em 1893, antes do cientista Guglielmo Marconi testar seu primeiro experimento, Landell realizou, do alto da Avenida Paulista para o alto de Santana, as primeiras transmissões de telegrafia e de telefonia sem fio.

Reflexão: O verso de hoje me remete às minhas leituras dos profetas do Antigo Testamento. Lembro aqui de Oséias, Jeremias, Isaías e outros. Eles faziam de tudo para trazer o povo de Israel mais para perto de Deus. Uma vez que a rebeldia estava instalada nos corações, o povo escolhido não deu a mínima àqueles chamados contundentes. Em consequência disso, acabaram caindo na malha dos conquistadores. Nos capítulos 28 a 31 de Isaías se lê um apelo para que se creia em Deus e não em alianças políticas. Palavras ao vento... Hoje não se sobe mais em muros para melhor ser ouvido, pois existem microfones, caixas de som. Hoje não é mais nos portais das cidades que se concentra a população. Hoje o mundo está comunicável também via internet. Grito daqui: É tempo de levar Deus em conta. Não sejamos loucos...

Aprendizado: Aprendemos a fechar os ouvidos para banalidades e este aprendizado, infelizmente, nos viciou na surdez à proposta de Deus.
Desafio: Usar, subir nos “muros” que estão à minha disposição para proclamar graça.
Oração: Senhor! Ajuda-nos a crermos em Ti somente. As alianças não têm a força que Tu tens. Amém!

Nenhum comentário: