Provérbios 1.8
Para 08 de janeiro de 2010
Para 08 de janeiro de 2010
1.8 – Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.
1.8 – Höre, mein Sohn, auf die Mahnung des Vaters, und die Lehre deiner Mutter verwirf nicht!
Curiosidade: Hoje, em 1956 (54 anos atrás) foram mortos no Equador os missionários evangélicos oriundos dos EUA: N. Saint, E. McCully, P. Fleming, R. Youderian e J. Elliot. Hoje também, em 1542 (468 anos atrás) morria o astrônomo Galileu Galilei.
Reflexão: O autor desta palavra sugere que o Pai (Criador) é sábio e deve ser ouvido. Salomão aponta para a “Torah” (Lei de Moisés), um texto para ser lido, meditado, refletido, levado a sério. O pai (carnal) repassa esse conceito para os seus filhos. Ele debruça-se sobre o Antigo Testamento com seus rebentos; investe muito do seu tempo nos filhos que Deus lhe presenteou. Já a mãe, progenitora, foi criada e educada debaixo destes mesmos conceitos sempre muito claros de obediência aos mandamentos de Deus. Eles, os pais, são pessoas mais velhas; mais experimentadas; mais vividas e, portanto, perfeitamente aptas para indicar o caminho a ser seguido. Para os filhos judeus o pai e a mãe são o reflexo da imagem de Deus. Às vezes carrego a impressão que nós, gente que vive aqui e agora, em janeiro de 2010, tampamos nossos ouvidos; não damos a devida atenção aos recados que nossos progenitores passam. Sim, isso nos empobrece...
Aprendizado: Escutar as pessoas mais experimentadas com ouvidos de ouvir...
Desafio: Acordar os jovens sob minha influência para este fato...
Oração: Senhor! Perdão por pautar minha vida, sempre de novo, sobre meus próprios conceitos sem dar ouvidos às pessoas mais experimentadas. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário