sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Relatório para a Assembleia Geral da Paróquia São Mateus - CEJ UP


Introdução – Faz 720 dias (103 semanas) que apresentei meu primeiro relatório aqui neste fórum. Pois chegou o momento de apresentar o segundo... Quando se atua numa Paróquia com um ou mais colegas, há a necessidade de se trabalhar a partir de “áreas” bem definidas e é assim que atuamos. Exerço meu ministério pastoral alicerçado no tripé: Diaconia, Missão Interna e Externa mais Formação e, sempre, procurando despertar lideranças comprometidas. Assim, dou de mim nos grupos “Cestas Básicas”, “OASE Gerhild” e “Sempre Viva” (Diaconia); “Ensino Confirmatório I”, “JESMA”, “MIUNI” e “Comunicação” (Missão Interna e Externa); “Passeando pela Bíblia”, “Encontro de Homens”, “Discipulado” e “EB - Jovens” (Formação). Ao lado destes compromissos fixos vêm Cultos matutinos e vespertinos; Ofícios; Visitações caseiras e hospitalares; Reuniões; Aconselhamento vis-a-vis e via eletrônica e, por último, responsabilidades diversas na Comunidade Evangélica de Joinville (CEJ) e no Sínodo Norte Catarinense (SNC). No que diz respeito aos grupos “Supervisão de Visitadoras” e “Apoio a Enlutados” (Diaconia) estou sendo auxiliado pela minha esposa, Diác. Valmi Ione Becker que coordena estes grupos como obreira voluntária.

1. Cestas Básicas – (Diaconia – encontro mensal) O que é? Um encontro de pessoas carentes que vêm em busca de uma cesta básica imprescindível para a sua sobrevivência pessoal e familiar (20 famílias). Minha tarefa: Faço uma meditação de 20 a 30 minutos. São momentos onde procuro despertar esperança nas pessoas humildes que vêm em busca de pão físico e também espiritual. Há uma equipe que pensa a proposta num nível mais profundo. Em 2010 esta equipe vivenciará re-estrutura.

2. OASE Gerhild – (Diaconia – encontro bimensal) O que é? Encontro de senhoras da Terceira Idade ligadas à Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas da IECLB (+ ou menos 45 senhoras). Minha tarefa: Fomentar reflexão que ajude no enfrentamento do dia-a-dia cada vez mais complicado e isso, com a cabeça erguida. Coordeno o grupo a partir de cânticos folclóricos e sacros; desenvolvo momentos lúdicos e, repetindo, reflito sobre fé e vida, a partir de temas e textos bíblicos contextualizados. Há uma diretoria que pensa a proposta. Ajudo nesta empreitada.

3. Sempre Viva – (Diaconia – encontro mensal) O que é? Encontro mensal de mulheres e homens adentrados na Terceira Idade (+ ou menos 80 pessoas). Minha tarefa: Caminhar com este grupo auxiliando-o com uma reflexão marcada pela alegria de, no máximo, 30 minutos e ou ainda com propostas lúdicas. Há uma equipe que pensa a proposta. Participo da mesma.

4. Ensino Confirmatório I – (Formação – encontro semanal) O que é? Jovens pré-adolescentes que vêm até nós a mando dos pais e ou avós para experimentarem a catequese, o ensino cristão (+ ou – 20 pré-adolescentes). Minha tarefa: Passar os conteúdos que dizem respeito à Doutrina da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e, junto, fomentar perspectivas de comunhão, de Comunidade.

5. JESMA – (Formação – encontro semanal) O que é? Trata-se de um encontro aberto de jovens (+ ou – menos 50 participantes). Minha tarefa: Estar presente, pastorear e assessorar teologicamente a partir de reflexões, palestras e desafios. Há uma diretoria que pensa a proposta. Caminho junto com a referida.

6. MIUNI – (Formação – encontro semanal) O que é? Jovens adultos que estão ou que já passaram pela Universidade (profissionais em início de carreira) e ou que anseiam refletir fé e vida de uma forma mais aberta e informal (+ ou – 18 pessoas). Minha tarefa: Articular as temáticas. Há um grupo articulador que pensa esta proposta e no qual estou incluso.

7. Jornal O Caminho, Joinville Luterano e Podcast – (Missão interna e externa – compromisso mensal) O que é? É a Palavra de Deus pregada de uma forma a “atingir” pessoas em escala geométrica (+ ou – 50.000 pessoas). Minha tarefa: Escrevo colunas mensais em O Caminho: A Vida Ensina; Bimensais em o Joinville Luterano: Em poucas Palavras; Mensagens gravadas semanais no Podcast: www.luteranos.com.br/cejup

8. Passeando pela Bíblia – (Missão interna e externa – encontro semanal) O que é? Um grupo de Estudo Bíblico aberto para pessoas que querem ter uma visão panorâmica da Bíblia (+ ou – 18 pessoas). Minha tarefa: Criar e apresentar os estudos bíblicos; desafiar à prática dos mesmos no dia-a-dia; acompanhar os participantes.

9. Encontro de Homens – (Missão interna e externa – encontro bimensal) O que é? Reunião de homens aposentados da Paróquia São Mateus (+ ou menos 12). Minha tarefa: Junto com o colega Rolf Rieck articulo a comunhão e também a reflexão de algum tema bíblico ou não e, junto, procuro manterr a “chama” do trabalho comunitário acesa.

10. Discipulado – (Missão interna e externa – encontro semanal). O que é? Trata-se de um grupo de Estudo Bíblico fechado que visa o crescimento no comprometimento com o Corpo de Cristo, a Igreja (10 pessoas). Minha tarefa: Organizar os Estudos Bíblicos, acompanhar as pessoas e desafiá-las ao trabalho cristão.

11. EB Jovens – (Missão interna e externa – encontro semanal). O que é? É um grupo de Estudo Bíblico aberto voltado aos jovens da JESMA que preparam para a caminhada cristã (+ ou – 09 jovens). Minha tarefa: Organizar os Estudos Bíblicos, acompanhar os participantes e agir como um facilitador na descoberta dos seus dons para o serviço.

12. Supervisão de Visitadoras e Apoio a Enlutados – (Missão interna e externa – encontro mensal). O que é? É a supervisão de visitadoras da Paróquia São Mateus e do Grupo de Apoio às pessoas enlutadas (+ ou – 18 pessoas). Tarefa da Valmi: Ouvir alegrias e tristezas, sucessos e insucessos de quem ousa visitar corretamente. Incentivar caminhos escolhidos e ou sugerir caminhos outros.

13. Coral São Mateus – (Missão interna e externa – encontro mensal) O que é? Um grupo de cântico coral ao qual, mensalmente, dirijo uma reflexão bíblica.

14. Programações Especiais – (Missão interna e externa). O que é? Passeios com pré-adolescentes, senhoras e senhores; Retiros com adolescentes, jovens maduros, universitários e adultos; Palestras de Edificação e Evangelização; Organização de Eventos Sociais. Minha tarefa: Promover crescimento na fé a nível horizontal e vertical sempre com vistas no Reino de Deus, a partir de uma visão crítica.

Conclusão – Me dôo por inteiro a estes grupos fixos com o objetivo de “atingir” cerca de 300 pessoas por mês aqui na Paróquia São Mateus. Somando-se a esse número quatro Cultos com média de 150 pessoas (+ ou -) atinjo, mensalmente, 900 indivíduos. Com uma ou duas colunas bem escritas e ou uma reflexão semanal de três minutos gravada atinjo, com Boa Palavra, milhares. Anseio a ocupação de todos os espaços possíveis. Mexe comigo o fato de que nosso modelo de Igreja carece reforma. Podemos continuar com ele, mas sinto-me irresponsável se não apontar para outra proposta... Penso investir muito do meu tempo numa nova Comunidade marcada por “células” (pessoas estudando a Bíblia em grupos caseiros, a partir de acompanhamento orquestrado). Espero poder estar escrevendo com mais animação no final das próximas 103 ou 104 semanas, em novembro de 2011. Obrigado!

Nenhum comentário: